RIO BONITO *

Localização: Rua Dom José Pereira Alves esquina com Rua Dr. Mattos, próxima à Praça Astério Alves de Mendonça

Rodoviária - Ponto de Van




Fonte: apontador.com.br

Os tupis bem podiam ter chamado a cidade de Iporanga (I = rio, Porang = bonito), mas desta vez a história foi outra.

O nome Rio Bonito, de acordo com alguns historiadores, foi dado por conta dos Sete Capitães quando estes se dirigiam a Macaé. Segundo consta, eles ficaram impressionados com o belo riacho que atravessava a região. Para outros estudiosos o nome surgiu porque a Princesa Isabel, quando de sua passagem por Rio Bonito, se impressionou com a beleza do rio que cruza a cidade.

O fato é que, em 1847, D. Pedro II, em sua viagem de retorno a uma excursão que fizera a Macaé e Campos, passou por Rio Bonito. A cidade já contava com um prédio da Câmara de boa qualidade - a Câmara exercia, naquela época, as funções que a Prefeitura tem hoje - e foi nesse local que se hospedou o Imperador. Pena que ele não existe mais... O prédio!

Conta-se também que o chafariz, que ainda hoje está na Praça da Matriz, foi construído em 1857 por conta de uma promessa do Imperador D.Pedro II durante o desfile da Guarda Nacional no lugar. Tinha palavra o Imperador... Prometeu e cumpriu!

Mas deixando a história de lado,  a região é povoada de rios e riachos maravilhosos e como tem rio bonito por lá. Quer ver? Clique na foto


Clique na linha desejada e veja o valor da tarifa DETRORJ

LINHA: RIO BONITO - ALCÂNTARA

LINHA: RIO BONITO - CASIMIRO DE ABREU

LINHA: RIO BONITO - MACAÉ

LINHA: RIO BONITO - NITERÓI (aceita bilhete único)

LINHA: RIO BONITO - RIO DE JANEIRO (aceita bilhete único)

LINHA: RIO BONITO - SILVA JARDIM (aceita bilhete único)