NITERÓI *

Localização: Rua Um, paralela a Avenida Visconde do Rio Branco próximo ao Terminal Rodoviário de Niterói

Ponto de van


Clique na foto e veja as belas praias de Niterói

Conta a história que a única cidade do Brasil fundada por um índio foi a de Águas Escondidas.

Hein? Águas escondidas?

Pois é, vamos explicar: 'NteroY (Ntero - o que se esconde Y- água, rio) significa água que se esconde, ou seja, são as águas da Baía de Guanabara.

O fundador  de Niterói foi Martim Afonso, nome cristão do cacique Araribóia (Arib = tempestade, tormenta, coisa muito feroz, tempo ruim e 'Mboi = cobra), ou "Cobra Feroz", "Cobra da Tempestade" em Tupi, em meados de 1567, que escolheu Banda d'Além (hoje Niterói) para ser sua cidade, após, juntamente com Estácio de Sá, terem expulsado os franceses da França Antártica (nome dado por Villegaignon ao Rio de Janeiro).

Muita história....

Situada na região metropolitana da capital carioca, Niterói é uma cidade expoente do Rio de Janeiro, em diversos sentidos. De qualquer ângulo que se olhe, vê-se uma paisagem composta por belezas naturais que mais parece uma pintura viva. Se por um lado encantam-se os olhos e demais sentidos, por outro, conquista-se a atenção pela movimentação do universo dos negócios. Niterói é um importante centro financeiro, comercial e industrial, o que contribui para alcançar um PIB superior a R$ 11,8 bilhões. A grandeza da cidade já começa pela estrutura de concreto que dá acesso à sua entrada: os mais de 13 quilômetros de extensão da Ponte Rio-Niterói, cuja abertura aconteceu em março de 1974.

Até aquele ano, Niterói ainda era a capital carioca, pois em 1975, com a fusão entre os Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, a “cidade maravilhosa”, passou a ocupar esse lugar. A mudança não interferiu no desenvolvimento da cidade. Prova disso é que ocupa posições de destaque em vários setores. Possui, por exemplo, o maior Índice de Desenvolvimento Humano e o terceiro maior PIB do estado. Dados do censo do IBGE referentes a 2010 atribuem à cidade a maior renda per capita do País, com média pouco acima de R$ 3 mil. Como não poderia deixar de ser, Niterói é uma referência para diversos segmentos econômicos, inclusive o imobiliário.

A cidade é, também, a terceira mais visitada por turistas no Rio de Janeiro, atrás apenas da capital e de Búzios. Niterói pode ser considerada uma galeria a céu aberto com exposição permanente das “esculturas” de Oscar Niemeyer. Afinal, somente Brasília (DF) tem mais obras projetadas pelo arquiteto. Ao longo da orla, existe até o Caminho Niemeyer, onde a principal atração é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC. A estrutura circular levou cinco anos para ser construída e consumiu 3,2 milhões de metros cúbicos de concreto. Com impressionantes 16 metros de altura, o museu tem uma cobertura circular com 50 m de diâmetro e quase 2 mil metros quadrados de área. É lindo mesmo!!!

A expansão continua entre as prioridades de Niterói, porém, todo e qualquer avanço tem de ser bem planejado. Caso contrário, o crescimento desordenado pode trazer mais problemas do que benefícios. Por este motivo, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói (Ademi-Niterói), defende a união de lideranças da cidade e de municípios vizinhos para a busca de soluções integradas. Essa opinião é compartilhada pela prefeitura de Niterói que projeta a construção de uma via transoceânica para facilitar o deslocamento da região oceânica da cidade até o centro da capital. Grande vantagem do empreendimento seria a redução do tempo desse trajeto.

Por ser muito longa e não ser possível contar, em poucas linhas, uma das passagens mais fantásticas de nossa história fica o convite para conhecer mais sobre NIQUITI acessando o site histórico da cidade...

Vale a pena!!


LINHA: NITERÓI - ALCÂNTARA (VIA RL 104) (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - ARARUAMA

LINHA: NITERÓI - DUQUE DE CAXIAS (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - ITABORAÍ (APOLO III) (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - ITABORAÍ (ITAMBI) (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - ITABORAÍ (VENDA DAS PEDRAS) (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - MAGÉ (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - MARICÁ (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - RIO BONITO

LINHA: NITERÓI - SÃO GONÇALO (BOA VISTA) (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - SÃO GONÇALO (JÓQUEI CLUBE) (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - SÃO GONÇALO (PORTÃO DO ROSA) (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - SÃO GONÇALO (VÁRZEA DAS MOÇAS) (aceita bilhete único)

LINHA: NITERÓI - TRIBOBÓ (aceita bilhete único)