MARICÁ *

Localização: Terminal Rodoviário de Maricá

Rodoviária - Ponto de van


Fonte:http://www.amarelinhamarica.com.br/pontos-turisticos-amarelinha-marica.html

O nome Maricá, como boa parte dos nomes das cidades brasileiras, mais notadamente Rio de Janeiro e São Paulo, vem do Tupi e significa "mato espinhento"  (Mari = espinheiro Caá= folha, mato) e é o nome da acácia espinhosa (aquela que serviu de "coroa" a Jesus Cristo) que existe com muita abundância na região.

O nascimento de Maricá se deu em 26 de maio de 1814 pelo Príncipe Regente D. João VI com o nome de Vila de Santa Maria de Maricá em homenagem à Rainha de Portugal, e mãe do Príncipe, D. Maria  I  "A Louca".

Só em 1889, após a Proclamação da República, foi elevada à condição de cidade, justamente no ano em que inaugurou a Estrada de Ferro que ligava o Rio a Cabo Frio...

A cidade é pacata e mistura o agito do mar, a tranquilidade das lagoas e a beleza dos rios que existem em abundância na região.

Entre as praias mais frequentadas estão a de Ponta Negra e a de Itaipuaçú (Ita= pedra, I =rio, água Poc = estourar, Açu = grande) que significa "água que arrebenta na pedra grande" em Tupi.

Vale muito a pena conhecer a Casa de Cultura, a Academia de Letras e a Casa do Artesão que estão alojadas no prédio construído no século  XIX...

Veja o que Maricá lhe reserva clicando na foto...


LINHA: MARICÁ - NITERÓI (aceita bilhete único)

LINHA: MARICÁ - RIO DE JANEIRO (aceita bilhete único)