MANGARATIBA *

Destino         : ITAGUAÍ
Localização: Parada 1: Rua Frei Afonso Jorge Braga esquina com a Av. Ima. Breves
Parada 2: Defronte a Igreja Nossa Senhora da Guia, no Centro
Horários      : das 6h às 19h com saídas de hora em hora

Ponto de Van



Mangaratiba é uma palavra derivada do Tupi que significa, segundo historiadores, "lugar onde há muitos mangarás". Mangará, significa o coração,  a ponta que surge quando uma bananeira começa a nascer; e tyba é a designação dada ao local em que há algo em abundância, ajuntamento, aglomeração. Então, pode-se dizer que Mangaratiba significa um "lugar de muitas bananeiras".

Quem conhece sabe que é verdade!!! Como tem bananeira por lá. Mas esse não é o grande atrativo de Mangaratiba. A história da cidade remonta à época em que os portugueses traziam o ouro pela Estrada Real (Ouro Preto- Mariana- Paraty) e o levavam para a cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada para servir de proteção ao porto da, então, Vila de Mangaratiba. O clima mais ameno fez com que muitos nobres morassem na cidade.  Tornou-se um ponto de ancoradouro para os navios carregarem mantimentos e água para seguirem até Paraty ou para o Rio pelo mar de  águas sempre tranquilas .

No centro pode-se admirar a Igreja de Nossa Senhora da Guia, próximo ao porto da cidade, com um cruzeiro que ainda possui, incrustado em sua base, moedas da época do Império.

A cidade é banhada por diversas praias de águas calmas e areia escura (mas limpa). Possui vários pontos de serra em que se pode efetuar caminhadas e trilhas bastante prazerosas que devem ser refrescadas com banhos gelados de cachoeiras.

Quer saber mais sobre a cidade das bananeiras? clique na foto


LINHA: MANGARATIBA - ITAGUAÍ (aceita bilhete único)