DUQUE DE CAXIAS *

Localização: Ainda não identificamos o ponto de partida das vans que saem de Duque de Caxias



"Estou horrivelmente com as cachorras,
atacarei, na praça, horrivelmente. Breque...
horrivelmente"

Essa frase, durante muito tempo, foi o lema do famoso dublê de motorista aloprado chamado de Meia-trava, que trabalhava na linha Caxias-Mauá e não dava mole para ninguém no programa "Patrulha da Cidade" da rádio Tupi. Era um sucesso!!!

Sucesso também foi do Duque de Caxias, famoso Marechal de Campo participante de inúmeras lutas e rebeliões internas no tempo do Império, cujo nome era Luiz Alves de Lima e Silva. Esteve à frente da Independência do Brasil em 1822 quando organizou, ele próprio, a Imperial Guarda de Honra e o Batalhão do Imperador. Por essa razão é o patrono do Exército Brasileiro. Lutou nas, então, Províncias da Bahia, Maranhão, São Paulo, Cisplatina, das Minas Gerais e na Revolução Farroupilha. Foi titulado pelo Imperador como Barão, Conde, Marquês e, finalmente, Duque, tendo sido o único brasileiro a possuir esse título. Ou seja, ele era "o cara"!

Mas isso é história...

A cidade de Caxias foi, durante muito tempo, conhecida pelo famoso restaurante Januário - O Rei do Feijão, hoje extinto, que servia, sem sombra de dúvidas, a melhor feijoada do Rio de Janeiro. Atualmente tem seu nome associado à refinaria Duque de Caxias da Petrobras (REDUC) e, mais recentemente, por seu clube de futebol, o Duque de Caxias, e à sua escola de samba Acadêmicos do Grande Rio que atrai dezenas de artistas de televisão.

Tem uma reserva biológica, a de Tinguá, e um parque municipal, da Taquara, que mercem ser visitados...

É uma grande cidade, tal como seu patrono.. Quer ver mais? Clique na foto...



LINHA: DUQUE DE CAXIAS - RIO DE JANEIRO (CAMPO GRANDE) (aceita bilhete único)

LINHA: DUQUE DE CAXIAS - RIO DE JANEIRO (CIDADE UNIVERSITÁRIA) (aceita bilhete único)

LINHA: DUQUE DE CAXIAS (NOVA CAMPINA) - RIO DE JANEIRO (aceita bilhete único)

LINHA: DUQUE DE CAXIAS (TAQUARA) (PARADA ANGÉLICA) (aceita bilhete único)

LINHA: DUQUE DE CAXIAS (XERÉM) - RIO DE JANEIRO (aceita bilhete único)