BACAXÁ *

Destino          : Iguaba Grande 
Localização : Av. Amaral Peixoto próximo a Rodoviária de Bacaxá
Horários       : Diariamente das 6h às 22h

Rod. Amaral Peixoto - RJ



Fonte: turismo.culturamix.com

Bacaxá é um distrito do município de  Saquarema e passagem obrigatória para quem quer chegar nas praias de socoa-y-rema (lago sem conchas na língua indígena). O curioso é que a cidade nasceu como Freguesia de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema (foto acima) o que é uma mistura da língua Tupi com a religião católica.

Houve um momento da história em que a língua Portuguesa e a língua Tupi, meio que se misturaram dando origem ao nheengatu . O ie’engatu, que significa "língua boa", é um língua indígena da família tupi-guarani modificada por influências europeias, que foi durante algum tempo, e até o século XIX, a mais utilizada no Brasil, tanto pelos portugueses como pelos índios. O fato é que o nosso idioma é mesmo "nosso" por conta das palavras tupi que falamos sem saber: abacaxi, maracujá, arara, jabuti, muquirana, coroca (rabugento) e cutuca pereba (espetar a ferida)...

Mas o fato é que, falando em bom português, Saquarema é cheia de praias lindas, nervosas e despoluídas que colocaram a cidade como uma das etapas do circuito mundial de surf.

Se quizer ver como são as praias de Saquarema, clique na foto e se surpreenda com as belezas delas.


LINHA: BACAXÁ - IGUABA GRANDE