ARARUAMA *

Localização: Defronte ao terminal Rodoviário de Araruama
Horários : Diariamente das 6h às 22h

Rodoviária - Ponto de Van




Fonte: hotelchalecoqueiral.com

Araruama bem podia se chamar de cidade da propaganda. Diversos comerciais foram filmados em sua lagoa. É considerada uma das melhores regiões do planeta para a prática do kite-surf (surfe a vela).


A região pertenceu a Capitania de São Vicente e virou Freguesia de São Sebastião de Araruama, pertencente a Cabo Frio. Mais tarde foi elevada a categoria de Vila de Araruama e em 1890, por decreto, virou a Cidade de Araruama.  Durante muitos e muitos anos seus habitantes foram os índios Tupi cuja arte foi encontrada nos sítios arqueológicos do município.


Há divergência quanto a origem do nome. Para alguns pesquisadores Araruama seria uma variação de "Iriruama". As palavras iriru, ariru ou araru significam marisco ou concha. Já iama ou uama indicam abundância ou grande quantidade.  Ou seja ARARUAMA = "LUGAR DE MUITAS CONCHAS", "BERÇO DE CONCHAS", "LAGOA DAS CONCHAS".


Por outro lado, para outros pesquisadores, o nome significa "TERRA DOS PAPAGAIOS GRANDES" (ARARAS)  (veja no Dicionário de Tupi-Guarani) e seria ARARA (papagaio grande porque ARA= papagaio) + MA (terra).


Discussão a parte as praias são convidativas para visitas por serem calmas, normalmente, quentes e cheias de conchas...


Quer conhecer Araruama? Entre no site e veja como a cidade merece ser conhecida..



LINHA: ARARUAMA - CABO FRIO

LINHA: ARARUAMA - MACAÉ (RIO DAS OSTRAS)

LINHA: ARARUAMA - NITERÓI * (sem informações do local de chegada)

LINHA: ARARUAMA - RIO DE JANEIRO (CASTELO)