VILA VALQUEIRE

A história não é muito clara, mas o certo é que a Vila Valqueire fazia parte da Estrada Real que ligava a Fazenda Real de Santa Cruz ao Palácio Imperial de São Cristóvão.
Este era o caminho obrigatório usado pelos tropeiros que vinham de São Paulo para o Rio de Janeiro. Há afirmações de que Tiradentes também fez uso desta estrada quando vinha de Minas para nossa cidade.
O nome Valqueire, de acordo com alguns historiadores, advém do proprietário das terras Antônio Fernandes Valqueire. Outros pesquisadores atestam que o nome foi dado por conta da sede da fazenda Valqueira (com "a" mesmo no final) que ainda existe na região.
Entretanto, há quem conte que o nome ter-se-ia originado das Vilas do V Alqueire (Vilas do Quinto Alqueire) que perpassavam  pelo Real Engº (Realengo). Faz sentido...
Mas deixando a discussão de lado, o que se sabe é que este bairro aponta suas ruas com o nome de flores, e possui morros ainda cobertos de matas nativas o que lhe dá um ar muito agradável de se viver.
Próximo da Praça de Vila Valqueire está a Base Aérea do Campo do Afonsos, o Museu Aeroespacial, Batalhões da Brigada de Paraquedistas e o Centro de Treinamento do Botafogo.
É um bairro prá lá de bonito!!

Conheça mais sobre Vila Valqueire acessando o endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_valqueire