LARANJEIRAS

(...) Estranho é pensar que o bairro das Laranjeiras
Satisfeito sorri quando chego ali e entro no elevador
Aperto o 12 que é o seu andar
Não vejo a hora de te reencontrar
E continuar aquela conversa
Que não terminamos ontem ficou pra Laranjeiras (...)

                                                            Nando Reis

Essa música pode ser considerada como a mais famosa que canta o nome do bairro e é impossível chegar em Laranjeiras e não cantarolar esse verso...

O bairro de Laranjeiras tem o seu nome associado aos possíveis laranjais que, segundo Maria Graham, existiam na região, mas a história é controversa. O que importa é que o nome pegou e pronto.

A frequencia ao bairro era muito apreciada pela família Real em suas visitas à Bica da Rainha, no Cosme Velho, que tinha este nome porque era lá que a Rainha D. Maria I e sua nora D. Carlota Joaquina se refrescavam do calor da cidade.

O bairro sempre foi chique e muito apreciado pelos militares que resolveram morar nas chácaras que haviam ao lado do Rio Carioca, responsável pelo abastecimento de água da cidade.

Entretanto, um dos mais ilustre moradores de Laranjeiras foi Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Conta-se que o Largo do Machado tem esse nome por conta das visitas do escritor ao local.

No bairro moraram outras pessoas geniais como o Maestro Villa-Lobos um dos maiores concertistas do mundo, o famosissimo pintor Cândido Portinari e Oscar Niemeyer que dispensa apresentações. A cantora Cássia Eller também foi um de seus notáveis moradores e que cantava a música All Star de maneira tão graciosa que chegava a ser emocionante...

Quer ver o que há em Laranjeiras? Clique aqui

Subpáginas (1): PONTO CENTRAL