FLUINDO MAL‎ > ‎Notícias de 2012‎ > ‎

Notícias de 2012 - 03 - Março

Greve que contagia.
30/03/2012 - Após a greve dos rodoviários em Niterói, São Gonçalo, Marica, Tanguá e Itaboraí, os motoristas de Nova Iguaçu também resolveram aderir ao movimento e deixaram, boa parte, dos ônibus nas garagens. Nos locais em que não há atendimento por trens, a quantidade de pessoas nos pontos é muito grande por falta de alternativa. Alguns passageiros se arriscam nas lotadas, de carros de passeio, para chegar ao trabalho e os táxis esquecem o taxímetro e se aproveitam para cobrar um preço fixo por pessoa. Triste.

Quinta de surpresas.
29/03/2012 - Hoje, pela manhã, a supresa da Supervia ficou por conta da colisão, em Guadalupe, de um trem com um ônibus em uma passagem de nível. Não houve feridos, apesar de o coletivo ter ficado tombado. É possível que tenha havido imprudência do coletivo, mas também é possível que a sinalização não esteja funcionando.
Em Niterói os
moradores estão sem NENHUM transporte coletivo por conta da greve dos motoristas de ônibus. Toda a frota está parada e ninguém consegue sair das cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá. O que será amanhã?
Trem que atrasa não adianta.
28/03/2012 - Uma composição da Supervia, de Santa Cruz com destino ao Centro, enguiçou ontem de manhã, 27/03, na estação do Engenho de Dentro. Por conta desse incidente, mais um envolvendo a empresa, os trens do ramal de Santa Cruz circularam com atrasos. Na segunda, 26/03, uma composição já havia alagado um vagão por conta de um problema no sistema de ar-condicionado. O que se percebe  é que a cada dia há uma surpresa diferente.
Rio em chamas.
27/03/2012 - Dois incêndios marcaram o Rio nesta começo de semana. O primeiro aconteceu por volta das 20h de ontem em uma sapataria na Rua da Carioca 66, Centro, bem próximo da Praça Tiradentes, local da explosão de um restaurante no ano passado. O fogo destruiu o imóvel e, até o momento, não há registro de vítimas. O segundo incêndio aconteceu nesta madrugada, na Rua Pinto de Figueiredo, Tijuca, Zona Norte, por volta das 3h e deixou uma vítima fatal e mais 5 feridas sendo uma em estado grave. As causas dos dois sinistros não foram identificadas.  Enquanto isso, nos trens da Supervia, CHOVE DENTRO.
Sinalização não emplaca.
26/03/2012 - A sinalização do Rio é muito precária. Na Avenida Brasil, um dos mais importantes corredores viários da cidade, as placas para quem segue em direção a Niterói, ou ao Centro, ficam muito perto das entradas da Ponte, da Rodrigues Alves e do viaduto para a Leopoldina e induzem ao erro e, até mesmo, acidentes. Não muito diferente acontece na Glória para quem vem do Largo do Machado. A sinalização mal-feita faz com que alguns motoristas entrem na contra-mão. A pistas do Sistema de Ônibus Rápido (BRS) também tem suas placas muito perto das esquinas fazendo com que alguns motoristas passem da entrada ou acabem fechando outros veículos. Se quem conhece a cidade sofre com isso, imagine os turistas.
Cidade que me seduz...
23/03/2012 - De noite falta água, de dia falta luz! Um defeito na subestação que atende às Região do Centro do Rio, fez com que várias ruas da cidade ficasse sem energia elétrica, hoje pela manhã. As mais prejudicadas foram Rua dos Andradas, Gomes Freire, do Santana, Sete de Setembro, dos Inválidos, da Carioca, Uruguaina, Irineu Marinho e Gonçalves Dias, além dos sinais de trânsito na Presidente Vargas e Largo do Estácio, sem contar que parte do Túnel Rebouças, importante via de ligação entre a Zona Sul e o Centro, ficou parcialmente às escuras. Pelo menos nada explodiu dessa vez.
Brasil mostra tua cara...
22/03/2012 - O filho do bilionário Eike Batista com a modelo Luma de Oliveira, Thor Batista, vai ser defendido pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, criminalista que cobra os honorários mais altos do país. O problema não é quem vai defender, mas a declaração do empresário "Só contrato o melhor. Algum problema?" mostra que há uma desigualdade social que, no Brasil, fica acentuada com quem pode e quem não pode pagar a defesa. A família da vítima estará em uma briga de David contra Golias. E os gigantes dessa história são os  governos, responsáveis pelas manutenções das estradas, e um dos homens mais ricos do mundo. Não há como negar que isso já intimida qualquer um. A considerar a sinalização das estradas o Thor também é vítima e deveria não só se defender e processar o Estado. Não há problema em contratar o melhor, mas a desigualdade...
Alguma coisa acontece...
21/03/2012 - No Rio se investe em ÔNIBUS e dá para imaginar a razão! O governador é aparentado de Jacob Barata, um dos Barões dos ônibus do Rio, e, pelas mãos do prefeito, investe pesado na construção das Trans-alguma-coisa  com ônibus de 2 vagões. A prefeitura sabe que a solução é criar mais veículos sobre trilhos, mas na Zona Oeste, reduto do Barão, isso É IMPOSSÍVEL de acontecer. Nem o MetrôRio chega lá! Enquanto isso, São Paulo, que tem corredores expressos para ônibus de até 3 vagões, dá um bom exemplo. O governador de lá, informou que hoje, 21/3, será oficializada a autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades)  para iniciar as obras, pasmem, da linha 17-ouro do metrô paulistano. Isso mesmo, linha 17!
Aqui no Rio só há duas, e esticam a linha 1 dizendo que é linha 4, diminuem as composições da
superlotada linha 2 e não constrõem a linha 3, que ligaria Niterói a São Gonçalo 
Em Sampa, a via que vai ligar o aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi será um Monotrilho com extensão de 17,7 Km, 18 estações, e capacidade de transportar 252,4 mil usuários por dia. 
Fonte da imagem: Folha de São Paulo
Tudo para melhorar o fluxo de passageiros na Copa do Mundo de 2014, e terá conexões com os ramais do metrô: linha 1-azul (na ligação das estações Jabaquara-Turucuvi); linha 4-amarela (Luz-Vila Sônia); linha 5-lilás (Capão Redondo-Largo Treze); além da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Que país é esse?
20/03/2012 - O Deputado Romário fez um comentário para lá de correto. Quando se aproximar a entrega das obras para a Copa do Mundo e das Olimpíadas, e elas não estiverem concluídas, haverá contratações de empresas sem licitação por conta da urgência em entregar as mesmas. Some-se a isso as declarações de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, à Revista Piauí:  "Em 2014, posso fazer a maldade que for. A maldade mais elástica, mais impensável, mais maquiavélica. Não dar credencial, proibir acesso, mudar horário de jogo. E sabe o que vai acontecer? Nada! Porque eu saio da presidência da CBF em 2015. E aí acabou"
A pensar no que foi divulgado pelo Fantástico, em18/03, sobre o escândalo da corrupção, fica a quase certeza de que as suspeitas do deputado venham a se concretizar: DESVIO DE VERBAS e LICITAÇÕES MALICIOSAS

O bonde polonês...
16/03/2012 - No Japão, a reconstrução das áreas destruídas por tsunami, terremoto e vazamento nuclear já estão quase todas terminadas. Enquanto isso o Brasil, que ainda não resolveu o problema da Região Serrana do Rio, engarrafa nas tentativas medíocres de melhorar o transporte de massa nas grandes cidades colocando mais ônibus em circulação. Em São Paulo são quase 15 mil de 1, 2 e 3 vagões,  no Rio quase 8 mil, em Belo Horizonte quase 3 mil e por aí vai. Na Polônia, um dos países mais destruídos na 2ª Guerra Mundial, mostra que os bondes, com 5 vagões, são uma ótima solução para o trânsito dividindo espaço com os carros de passeio.  Aqui, o donos dos ônibus não permitem isso.

A involução do trânsito...
14/03/2012 - Diversos problemas fazem com que a cidade pare. A concetração e a distribuição dos habitantes está mudando para locais mais afastados do Centro. Com isso, a população precisa de outras alternativas para chegar ao trabalho. Só que o governo não avançou o tanto quanto era necessário para atender à demanda. O resultado é um trânsito engargalado e sem opções viárias. Além disso, os meios de transportes de massa, trens, metrô e barcas, não se renovaram a tempo e o povo sofre com isso. Ontem uma barca colidiu com um Catamarã na chegada ao Rio. Hoje, 14/03, os trens estão circulando com intervalos médios de 15 minutos; o Metrô abarrotado;  a cidade engarrafada...
O trânsito de chorar...
09/03/2012 - Ontem, quinta-feira, 08/03, uma passeata feminina na Av Rio Branco, às 17:30, e o Centro da cidade parou. As filas para embarque nos ônibus, que não conseguiam chegar, ficaram imensas. Os pontos vazios de ônibus e lotados de gente. A média horária para retornar a Jacarepaguá, por exemplo, foi de mais de 2h. Desse jeito o Secretário Municipal de Transportes vai dizer que o Sistema Rápido de Ônibus (BRS) é um sucesso. Só que nem ele, nem o Prefeito andam de trem, metrô ou ônibus.
O trânsito de Sansão...
08/03/2012 - Hoje, quinta-feira, 08/03, os passageiros que precisaram pegar as vias da Francisco Bicalho, Maracanã, São Francisco Xavier,  Visconde de Niterói, Linha Amarela, Grajaú Jacarepaguá, Teodoro da Silva, Avenida Brasil entre outras, ficaram presos em um dos maiores engarrafamentos matinais desta cidade. Isso porque o Sistema de Ônibus Rápido está funcionando. Só que, certamente, o Secretário Sansão e o Prefeito acham que está tudo bem. Para quem usa helicóptero está ÓTIMO. Só que quem precisa de trem (que enguiçou hoje), barcas com preços ABUSIVOS e ônibus percebeu que o tempo para chegar ao trabalho aumentou.
Ponte da discórdia em Itaguaí
07/03/2012 - A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) construiu uma ponte na Av João XXIII, sobre o Rio São Francisco, em Itaguaí para a construção de sua siderúrgica. A ponte, com 4 faixas de rolamento, suporta veículos leves e pesados e faz com que a ligação entre as duas margens do rio seja reduzida em 9km. Porém, a CET-Rio afirma que a abertura da ponte ao trânsito normal, que não seja da CSA, causaria um engarrafamento na região uma vez que as pistas das ruas precisariam ser duplicadas. A verdade é que se trata de uma ponte particular e não foi construída pelo governo, e por isso impedem que a população seja beneficiada. A questão é: se hoje o trânsito não engarrafa, porque engarrafaria com a abertura da ponte?
Sistema Rápido em quê?
06/03/2012 - O Sistema Rápido de Ônibus (BRS) na Av. Presidente Vargas, causou um verdadeiro caos na cidade nesta manhã. As dezenas de engarrafamentos nas diversas vias da cidade só não foi maior por conta um acidente na Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, que parou o trânsito da altura de Bonsucesso a Deodoro. A Linha Amarela estava completamente parada desde a Cidade de Deus até a Av. Brasil. O mesmo aconteceu na Teodoro da Silva, Marechal Rondon, Dom Helder Câmara, Visconde de Niterói, Barra da Tijuca e reflexos na orla.
Bueiros de março...
05/03/2012 - Copacabana a princesinha do mar vai acabar se transformando em princesinha dos bueiros explodidos. Das 36 ocorrências aferidas desde 01/2010, 10 ocorreram em Copacabana, ou seja, 28%.  Ontem, domingo, 04/03, outro bueiro explodiu na Av. Nossa Senhora de Copacabana, por volta das 14h. Algumas pessoas vira a fumaça sair do bueiro e logo depois veio a explosão que danificou o teto de um prédio que fica bem em frente. Os técnicos da Light acreditam que a causa da explosão  pode ter sido causada pela quantidade de água das chuvas. Não houve vítimas, mas morar lá está perigoso.

25/01/2010 Av. Princesa Isabel com N. Srª de Copacabana, em Copacabana: 2 feridos.
26/02/2010 R. Santa Clara, Copacabana: 113 ap, 255 lojas sem luz
08/03/2010 R. do Ouvidor com Uruguaiana, no Centro: 2 feridos
09/03/2010 Av. Presidente Vargas, no Centro:  Ruas sem luz
30/03/2010 R. do Ouvidor, no Centro. Não houve feridos.
29/06/2010 R. República do Peru com N. Srª de Copacabana, em Copacabana: 2 feridos.
06/07/2010 R. Figueiredo Magalhães, em Copacabana. Um táxi avariado
14/07/2010 R. Visconde de Pirajá, em Ipanema: Sem feridos
11/08/2010 R. Visconde de Pirajá, em Ipanema: Sem feridos
14/09/2010 R. do Senado, no Centro: Não houve feridos
14/09/2010 R. Frei Caneca, no Centro: Não houve feridos
29/09/2010 R.  Honório de Barros, com Osvaldo Cruz, no Flamengo: Sem feridos
28/10/2010 R.  Honório de Barros, com Osvaldo Cruz, no Flamengo: Explodiu outra vez
 Total de 2010
 13 ocorrências 6 feridos
22/02/2011 Av.  Rio Branco com Rua Nilo Peçanha, no Centro: Sem feridos
01/04/2011 N. Srª de Copacabana, em Copacabana: Um táxi destruído
27/04/2011 R. Santo Afonso com General Roca, na Tijuca: Sem feridos
03/05/2011 R. Marquês de Abrantes, no Flamengo: Sem feridos
23/05/2011 R. do Riachuelo, no Centro: Sem feridos
01/06/2011 R. Gomes Freire com Constituição: Fachada destruída
19/06/2011R. Conde de Bonfim, Tijuca: Um ferido grave
25/06/2011 R. Constante Ramos com N. Srª de Copacabana
 28/06/2011  R. Senador Vergueiro, Flamengo: 3 orelhões destruídos
 01/07/2011  R. México esquina com a Av. Nilo Peçanha: Fumaça
 04/07/2011  R. Assembléia, Carioca, Nilo Peçanha e Uruguaiana: 3 feridos
 05/07/2011  R. Sete de Setembro com Av. Passos : Sem feridos
 16/07/2011  R. Real Grandeza, Botafogo: Fumaça
 18/07/2011  R. Camuirano com Voluntários da Pátria: 1 ferido e fachada da loja destruída
 20/07/2011  Av. Rio Branco com Mayrink Veiga, Centro: Incêndio
 19/08/2011  Av. Vieira Souto com Rua Paul Redfern, Ipanema: Explosão
 08/09/2011  R. Buenos Aires, Centro: Fumaça
 08/09/2011  R. Hilário de Gouveia com N. Srª de Copacabana: Fumaça
 12/09/2011  R. Barata Ribeiro com Raimundo Correia, em Copacabana: Fumaça
 03/10/2011     R. das Laranjeiras: Explosão de dois bueiros, sem feridos
 04/10/2011 Av. Bartolomeu Mitre, Leblon: Fumaça
 Total de 2011
 22 ocorrências, 5 feridos
 06/01/2012 Av. Erasmo Braga: Explosão
 23/02/2012 R. Joaquim Nabuco, em Copacabana: Fumaça
 04/03/2012 Av. Nossa Senhora de Copacabana: Explosão

Nota: Neste quadro não estão considerados o número exato de bueiros. Uma ocorrência pode ter gerado a explosão de mais de um bueiro como aconteceu em várias ocasiões.

Se o prefeito usasse o SUS...
02/03/2012 - A cidade mais LINDA do mundo é, também, a capital com pior avaliação, dentre as outras 25 capitais do país, de acordo com o Ministério da Saúde, em relação aos serviços oferecidos pelo Sistema Único da Saúde (SUS). Apesar das reclamações do prefeito do Rio sobre o repasse das verbas do Governo Federal e sobre a evolução dos serviços em relação ao governo anterior, não dá para tapar o sol com a peneira: o Rio está em último lugar. Uma pena!!!
Quer ver o ranking completo clique aqui

Aumento do preço das Barcas
01/03/2012 - A população de Niterói está em fúria por conta do aumento de 60% que a Barcas S/A que colocar nas passagens a partir de sábado, dia de menor movimento. O valor passará de R$2,80 para incríveis R$4,50. A justificativa é que as lanchas estão mais modernas, mais rápidas e mais confortáveis. Mais uma vez, os empresários dos ônibus, neste caso da 1001, conseguem o que desejam. Eita governinho mais ou menos!