FLUINDO MAL‎ > ‎Notícias de 2011‎ > ‎

Notícias de 2011 - 10 - Outubro

Feira e bike: deadlock
31/10/2011 - A propaganda prefeitura para que o carioca passasse a utilizar a bicicleta, principalmente nos fins de semana, encontrou uma grande barreira neste domingo, 30/10. O programa de aluguel de bicicletas do município não previu que um dos locais, em Copacabana, na Praça Serzedelo Correia, há uma feira livre que funciona aos domingos. Pois é lá que está plantada a 23ª estação do Rio Bike, bem na calçada da Rua Hilário Gouveia. Com isso, os feirantes ao chegar para a montagem de suas barracas encontraram o bicicletário impedindo a montagem de várias barracas. Não é possível que a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SMCS), em parceria com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), não tivesse conhecimento da feira que acontece a 30 anos no mesmo local. Foi ruim para os feirantes, para os compradores e para quem foi alugar uma bike. Além de uma batata quente a SMCS tem um pepino e um abacaxi para resolver. 
Fiasco do Enem
28/10/2011 - E o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) mais uma vez apresentou problemas. Esse modelo de ascender ao ensino superior já foi testado nos anos 70 e 80 com o tal vestibular unificado e não deu certo.  Parece que não se aprendeu nada com aquilo e se repetem os mesmos erros. Pode ser que o modelo de vestibulares isolados não seja o ideal, mas o Enem também não parece ser. Talvez seja melhor analisar curricularmente os alunos e distribuí-los como é feito em muitos países. Isso permite que aquele que foi bom aluno seja valorizado. Resta saber até quando vão ficar testando padrões de ensino. A aprovação automática piorou o ensino fundamental se preocupa mais em reduzir a evasão do que verificar o conhecimento do aluno.
Vistoria veivular é ILEGAL
26/10/2011 - A vistoria de veículos terrestres é atividade regulada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em atendimento ao disposto nos artigos 22, inciso III, e artigos 130 e 131 do Código de Trânsito Brasileiro, instituído pela Lei 9.503/97 Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), tal vistoria anual de veículos viola a competência legislativa privativa da União (Art.22, XI da CF/88). A Resolução nº l07 do Contran de 21/12/99 sacramenta a suspensão, revogando a exigência obrigatória para o licenciamento anual à aprovação na vistoria. Sendo certo, que a Resolução 5, de 1998 não faz qualquer menção a obrigatoriedade de vistoria para obtenção do licenciamento anual. Ora, se não existe obrigatoriedade de vistoria, não cabe apreender os veículos por dívida de IPVA, já que é uma forma de confisco, vedado pela Constituição. Leia a matéria na íntegra clicando aqui
Olhar capenga
24/10/2011 - Há uma necessidade de a imprensa carioca apontar para a máfia das vans e nas atividades dos milicianos em preservar sua fonte de renda que, sem dúvida, existe. O problema é esquecer de comunicar que a máfia dos ônibus é bem pior. Para se ter uma idéia, basta tentar conseguir uma concessão de linha dentro de uma região já "pertença" a uma empresa, como a Redentor por exemplo. IMPOSSÍVEL! Isso é que é uma máfia! Para tentar diminuir a violência contra os "cordatos" fiscais do Departamento de Transporte Rodoviário (Detro) que atuam na repressão do transporte ilegal, o governo adquiriu de um helicóptero blindado equipado com câmeras de longo alcance, além de ajuda do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para dar cobertura às equipes, com seus veículos blindados. A atuação pretendente atingir às áreas  consideradas mais perigosas que são Campo Grande, Bangu e Santa Cruz, no Rio, além de Niterói e São Gonçalo.
Ilha emprestada por 100 anos
21/10/2011 - Qual seria o motivo que o prefeito do Rio tem para ceder à General Eletric (GE), por 100 ANOS, um terreno de 47 mil m², na Ilha de Bom Jesus, perto da Ilha do Fundão, se a área pertence ao Éxercito Brasileiro? Por qual razão o governo municipal vai reduzir a receita diminuindo o Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2%? E por que a prefeitura quer COMPRAR a área, de 13 milhões de reais, e ceder para a GE por prazo tão longo? A empresa disse que pretende instalar no local o Brazil Tecnology Center (BTC)  além de um centro de treinamento para seus funcionários. Será que é só isso?
Enem:provas no lugar errado
20/10/2011 - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai disponibilizar vans gratuitas para os alunos que comparecerem ao prédio da Reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na Urca, na Av. Pasteur número 296, e que devem fazer a prova no número 436. Apesar de ser perto de 200m a distância entre os locais, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) resolveu, após o erro  no endereço apontado nos cartões enviados aos inscritos, que isso pode minimizar os problemas para os alunos. O fato é que o Enem vem, a cada ano, apresentando problemas de organização. A gravidade deste erro deve considerada por ser essa, agora, a única forma de ingresso para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os locais atualizados estão no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/
Lei para quem?
19/10/2011 - O que dizer de uma pessoa que tenha uma dívida de R$2.362,32 em multas? E se essa pessoa for um parlamentar? E se for um religioso? Só de multas do Deputado Edino Fonseca (PR) no carro oficial da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) são 100, e no carro particular são mais 21. Somando-se os pontos de todas elas, tem-se um total de 99 pontos, o que é suficiente para perder a carteira 3 vezes. E sabe em quem ele pôs a culpa? NO MOTORISTA!
Assalto da paz no interior
18/10/2011 - Quem fazia uso das cidades do interior do estado para pagar um seguro de veículos mais barato deve se preocupar. Acontece que o número de roubos de carros, no ano, aumentou em 13% no interior e 10% na Baixada. Só neste mês, tanto interior quanto Baixada tiveram um aumento de quase 27%. Na capital o número reduziu em quase 30% no ano e 15% no mês e, por conta disso, as corretoras, com certeza,  vão revisar a taxa de riscos de assaltos para compor o valor a ser pago pelo segurado.
Chuva que assusta
17/10/2011 - Bastou alguns minutos de chuva em Friburgo, Região Serrana do Rio, para que as ruas do centro da cidade se transformassem em um imenso rio. O pânico tomou conta de alguns moradores, mas tudo não passou de um susto. O problema é que os investimentos esperados, desde a tragédia deste ano, ainda não chegaram ou foram desviados. Enquanto isso a população flagelada ainda está em locais improvisados com o medo de novas tragédias. Até que mais gente morra ninguém se manifesta. Esse é o Brasil que assusta.
Choque de desordem
14/10/2011 - O choque de ordem da Prefeitura do Rio serve apenas para o trânsito no Centro. O que se vê em outros bairros não é isso. Em Vila Valqueire diversos carros transformam a ciclovia em estacionamento, a rua Apolônia Pinto, em Jacarepaguá, também. Na rua do Matoso, Tijuca, os caminhões fazem carga e descarga em qualquer horário. Isso também se aplica ao Flamengo, São Conrado, Copacabana, ou seja, nos quatro cantos da cidade. Enquanto isso, turistas que vieram participar do festival de cinema da cidade são assaltados em menos de 24 h.
Rio que explode
13/10/2011 - Ontem, 12/10, um incêndio em um depósito de alimentos na Penha,subúrbio do Rio, deu muito trabalho aos bombeiros da Zona da Leopoldina, que só conseguiram controlar o fogo por volta das 18h. Hoje, próximo das 7:30h, uma explosão em um restaurante na esquina da Rua da Carioca com Av. Passos deixou, pelos menos, 3 vítimas fatais e mais de 10 feridos. O trânsito ficou interrompido, parcialmente, nas ruas da AssembléiaNilo Peçanha, República do Paraguai, Carioca e na Passos. O engarrafamento foi inevitável.
Chegou a chuva!
11/10/2011 - Ontem, 10/10, as chuvas não haviasm sido suficientes para desfazer a secura das matas e, por conta disso, havia inúmeros focos de incêndio. Isso foi o bastante para que as chuvas desta madrugada criassem bolsões de alagamento em todo o município do Rio. Além das chuvas, os fortes ventos derrubaram árvores, muros e telhados, porém sem vítimas. A cidade resistiu bem apesar de o trânsito ter ficado caótico. A preocupação é com os bueiros-bomba e o transbordamento dos rios que cruzam a cidade.
Falta chuva!
10/10/2011 - O tempo seco e a baixa umidade ainda causam transtornos para quem mora em regiões próximas às matas. Em Maricá, no sábado, dia 8, um incêndio causou muita fumaça e fuligem em toda a Região Oceânica. Foram afetadas, também, as cidades de Cafubá, Camboinhas, Engenho do Mato, Itacoatiara, Itaipu, Largo da Batalha, Piratininga, e Várzea das Moças. Os bombeiros de Itaipu, juntamente com os de Maricá, além de um helicóptero, tiveram muitas dificuldades para controlar o fogo que atingiu uma área de 35km². Não se sabe as causas do incêndio que não causou vítimas.
Estrada do perigo
07/10/2011 - A Estrada Grajau-Jacarepaguá é um perigo que se apresenta a muito tempo. Ontem (06/10) um caminhão tombou perto do Hospital Geral de Jacarepaguá. Hoje, pela manhã, uma moto, no mesmo local do caminhão, derrapou, tombou e feriu seu ocupante. Mais tarde, por volta da 9h, 12 veículos(10 carros e 2 caminhões) se envolveram em uma colisão no sentido Grajau que parou a via por mais de duas horas. O que será que há de errado?
Imprudência fatal
06/10/2011 - Uma mulher de 28 anos e seu filho de 3 anos morreram atropelados por um trem em Manguinhos e  que seguia no ramal de Saracuruna. É triste saber que pessoas ainda morrem atropeladas por trens. Segundo testemunhas a mulher tentou efetuar a travessia durante a noite por uma passagem irregular. Isso significa que alguém quebrou o muro de proteção para não ter que caminhar um pouco mais e atravessar a via férrea com segurança. Isso, aliás, é fato corriqueiro em rodovias, estradas e pistas de alta velocidade. Para não caminharem muitos colocam a vida em risco, não só a sua, mas a de outras pessoas também. Deveria haver um policiamento ostensivo para tentar evitar casos como esses.
Entrando em erupção
05/10/2011 - Os bueiros-bomba estão adormecidos, mas podem, a qualquer momento, voltar a se manifestar de forma violenta, como na segunda-feira, dia 3, em que dois explodiram na rua das Laranjeiras sem causar ferimentos. Ontem, 04/10, na Av. Bartolomeu Mitre, no Leblon, um bueiro soltando forte cortina de fumaça, assustou aos clientes de uma agência bancária. Foi apenas um susto já que, segundo a Light, tratava-se de água da chuva que, em contato com a fiação, causou a liberação do vapor.

25/01/2010 Av Princesa Isabel com N. Srª de Copacabana, em Copacabana: 2 feridos.
26/02/2010 R. Santa Clara, Copacabana: 113 ap, 255 lojas sem luz
08/03/2010 R. do Ouvidor com Uruguaiana, no Centro: 2 feridos
09/03/2010 Av Presidente Vargas, no Centro:  Ruas sem luz
30/03/2010 R. do Ouvidor, no Centro. Não houve feridos.
29/06/2010 R. República do Peru com N. Srª de Copacabana, em Copacabana: 2 feridos.
06/07/2010 R. Figueiredo Magalhães, em Copacabana. Um táxi avariado
14/07/2010 R. Visconde de Pirajá, em Ipanema: Sem feridos
11/08/2010 R. Visconde de Pirajá, em Ipanema: Sem feridos
14/09/2010 R. do Senado, no Centro: Não houve feridos
14/09/2010 R. Frei Caneca, no Centro: Não houve feridos
29/09/2010 R.  Honório de Barros, com Osvaldo Cruz, no Flamengo: Sem feridos
28/10/2010 R.  Honório de Barros, com Osvaldo Cruz, no Flamengo: Explodiu outra vez
22/02/2011 Av  Rio Branco com Rua Nilo Peçanha, no Centro: Sem feridos
01/04/2011 N. Srª de Copacabana, em Copacabana: Um táxi destruído
27/04/2011 R. Santo Afonso com General Roca, na Tijuca: Sem feridos
03/05/2011 R. Marquês de Abrantes, no Flamengo: Sem feridos
23/05/2011 R. do Riachuelo, no Centro: Sem feridos
01/06/2011 R. Gomes Freire com Constituição: Fachada destruída
19/06/2011R. Conde de Bonfim, Tijuca: Um ferido grave
25/06/2011 R. Constante Ramos com N. Srª de Copacabana
 28/06/2011  R. Senador Vergueiro, Flamengo: 3 orelhões destruídos
 01/07/2011  R. México esquina com a Av. Nilo Peçanha: Fumaça
 04/07/2011  R. Assembléia, Carioca, Nilo Peçanha e Uruguaiana: 3 feridos
 05/07/2011  R. Sete de Setembro com Av. Passos : Sem feridos
 16/07/2011  R. Real Grandeza, Botafogo: Fumaça
 18/07/2011  R. Camuirano com Voluntários da Pátria: 1 ferido e fachada da loja destruída
 20/07/2011  Av. Rio Branco com Mayrink Veiga, Centro: Incêndio
 19/08/2011  Av. Vieira Souto com Rua Paul Redfern: Explosão
 08/09/2011  R. Buenos Aires, Centro: Fumaça
 08/09/2011  R. Hilário de Gouveia com N. Srª de Copacabana: Fumaça
 12/09/2011  R. Barata Ribeiro com Raimundo Correia, em Copacabana: Fumaça
 03/10/2011     R. das Laranjeiras: Explosão de dois bueiros, sem feridos
 04/10/2011 Av. Bartolomeu Mitre, Leblon: Fumaça


Justiça cega!
03/10/2011 - Enquanto aqueles que podem pagar caro à justiça ficam livres ou, simplesmente, retomam seus cargos, ainda que paire uma aura de dúvidas sobre má-gestão e má-conduta. Aos pobres e aos menos afortunados, a lei é imperiosa e aplicada sem nem piedade. Pobre daquele que precisa provar sua honestidade, ou se defender, e não possui dinheiro. Uma luz desviada em qualquer lugar é crime, e como manda a lei, é furto de energia passível de prisão além de multa, mas uma luz desviada em um cabine de polícia em Jacarepaguá, na rua Laura Teles, para um ar-condicionado não acontece nada! Ninguém se manifesta, não há nenhuma providência! A justiça, no Brasil, NÃO é igual para todos! Não mesmo!
Comments