FLUINDO BEM‎ > ‎Notícias de 2011‎ > ‎

Notícias de 2011 - 04 - Abril

Fiscalização nos ônibus
29/04/2011 -  Fiscais da Secretaria de Transportes do Rio resolveram fazer uma avaliação na frota dos ônibus da cidade e o resultado foi muito ruim. A conclusão é de que 45%, ou seja, quase a metade, não deveria estar circulando. Muitos estão com o extintor vencido e outros nem tem o item obrigatório. Sem contar os que estão com pneus ruins e precisando de manutenção. Louvável a atitude dos fiscais que, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, lacram os veículos e só permitem o retorno à circulação após o pagamento das multas e nova vistoria.

A pedra saiu do caminho
28/04/2011 -  A ação da Prefeitura do Rio foi bastante eficaz e retirou o ENORME problema que obstruia as vias da serra Grajaú-Jacarepaguá. A pedra pesava 600 toneladas e o tamanho maior que um caminhão. Para implodi-la foram necessários 50 quilos de dinamite e 10 caminhões reboques. Parabéns à Secretaria de Obras pelo trabalho eficiente e que minimizou os problemas dos moradores de Jacarepaguá. Se Drumond pudesse ver essa pedra...
FGTS pode salvar veículos
27/04/2011 -  Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode ajudar os proprietários que tiveram seus veículos danificados, bem como donos de estabelecimentos que provarem seus  prejuízos com o temporal de  segunda-feira. Há uma posição do STJ que libera o saque do Fundo de Garantia para  prejuízos com moradia, e outra que garante indenizações em processos contra a prefeitura quando se comprovar negligência por parte do poder público em prejuízos com enchentes.  O atendimento no Juizado Especial da Fazenda Pública é feito no Núcleo de Distribuição, Autuação e Citação (Nadac), na Avenida Erasmo Braga 115, sala 603, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h. Fácil!
Atendimento ao Cidadão
26/04/2011 - Foram muitos os passageiros que reclamaram de praças, buracos, transportes e iluminação do Rio de Janeiro. Por isso, inspirado no 311 de NY, foi inaugurada a Central de Atendimento ao Cidadão do Rio totalmente informatizada que funciona 24 horas.
A idéia é que a população possa contribuir apontando problemas do tipo: buraco na rua, lâmpada queimada ou acesa, poda de árvore, sinais de trânsito entre outros. Ao relatar o problema, o cidadão receberá um número de protocolo e um prazo para a execução do serviço.  É só ligar para o número 1746.
A dica para não esquecer: 1 é o estado do Rio, e  746 representam as letras "R-I-O" no teclado do telefone. Acesse o sitewww.1746.rio.gov.br e veja o que pode ser reclamado! Tomara que o telefone não fique ocupado!

Metrô de olho na linha 2
25/04/2011 - Finalmente o Metrô Rio vai olhar a linha 2 com mais carinho. Foram adquiridas na China os novos 19 carros que vão circular com TV, lâmpadas de LED refrigeração 33% mais eficiente, vagões sem portas internas, bancos longitudinais para permitir maior circulação entre os passageiros, alças pega-mão e, pasmem,  piso emborrachado italiano. Um luxo. O pessoal da Zona Norte merece!!

Pesos e medidas
20/04/2011 - A chegada da Páscoa, além dos chocolates, é a alegria das peixarias no Brasil. Por essa razão o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ), através de fiscais da diretoria de Metrologia Legal, fizeram uma blitz nos famosos mercados de peixe de Niterói para conferir se as balanças estavam corretas. Alguns poucos comerciantes tiveram problemas e vão ter que pagar multas salgadas! Não bastasse o preço do pescado subir absurdamente ainda tem gente querendo roubar mais alguns quilinhos do consumidor! E na SEMANA SANTAMeu Deus!!!

Proteção da Restinga
19/04/2011 - O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) tem sido destaque, nesta semana, por conta de eventos positivos e negativos ocorridos na Região Oceânica. Graças a uma ação do órgão, acompanhado da Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais e do Ministério Público, pode-se notificar o levantamento que apontou ocupações irregulares dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, que fica na região de restinga entre a Barra e Itaipuaçu. Por conta dessa atitude as áreas serão mapeadas em ação da subsecretaria de Meio Ambiente do município de Maricá. Vigilância é bom!

Prevenção em dobro
18/04/2011 - O que há de comum entre Angra do Reis e Araruama? A vontade de evitar tragédias com os deslizamentos e por isso estão se mobilizando para dar mais segurança às encostas nos dois municípios. Araruama já está mapeando os locais de risco e Angra organiza, esta semana, um seminário, no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, para discutir ações e tecnologias para reduzir os deslizamentos. Prevenção é sempre o melhor remédio.
Proteção a Camboínhas
15/04/2011 - Houve nesta semana uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que informou, através de uma nota, o embargo da obra que previa a construção do Oásis Resort em Camboínhas. Alémdisso, o MPF propôs uma ação civil pública contra o município de Niterói, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e as construtoras Soter e CHL, de tal maneira que seja impedido de ser implantado o empreendimento na Avenida Florestan Fernandes. O desejo do MFP é que o projeto seja paralisado imediatamente para evitar agressões ambientais aos terrenos que são legalmente  áreas de preservação permanente, sendo proibida qualquer edificação. Tem que preservar mesmo.
Contra o isolamento
14/04/2011 - A prefeitura de Casimiro de Abreu foi a  Brasília na semana passada se reunir com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para discutir as mudanças no projeto original de duplicação da Rodovia BR-101.  A preocupação é que, com o projeto atual, alguns bairros fiquem totalmente isolados como o Centro, Industrial e Mirante do Poeta, onde a maior parte dos moradores da cidade residem. É melhor prevenir...
Fumacê sobre trilhos
13/04/2011 - A Secretaria Municipal de Saúde de Mangaratiba adotou uma medida extrema para combater o Aedes Egipt. Colocou um carro de combate a dengue, conhecido como fumacê, sobre um  vagão de uma empresa ligada à Vale do Rio Doce, e, sobre os trilhos que ligam Muriqui a Mangaratiba, vai jogando inseticida em locais de difícil acesso. O fumacê sobre trilhos faz a pulverização do trecho duas vezes por dia e, segundo o secretário, já está trazendo resultados positivos na redução dos casos de dengue. SENSACIONAL!!!

Outro hospital que chega
12/04/2011 - Depois do Hospital da Ilha do Governador agora é a vez do Hospital Regional do Médio Paraíba e que tem a previsão de atender 12 municípios da região — Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores e Valença. A obra deve durar 2 anos e o hospital, que ficará em Volta Redonda, depois de pronto vai ter 220 leitos e toda a infraestrutura necessária para um atendimento do que há de mais moderno no país. SENSACIONAL!!!

Hospital que chega
11/04/2011 - Finalmente o Hospital que a Ilha do Governador tanto precisava vai sair. Com a inauguração prevista para novembro deste ano, o hospital contará com 100  leitos e equipamentos moderníssimos para tomografia, eletrocardiograma, raio x e endoscopia. O hospital contará ainda com farmácia, 10 consultórios, salas de curativos, sutura, observação e de estabilização. SENSACIONAL!!!

Fé pelas crianças
08/04/2011 - Em respeito à fé pelas crianças internadas, em torcida para que não morram, que não fiquem com sequelas mais profundas e que seus corações não fiquem com sentimentos de vingança. NOSSO AMOR, NOSSA FÉ, NOSSAS ORAÇÕES PROFUNDAS

Arraial do Cabo com royalties
07/04/2011 -Finalmente o Presidente da ANP- Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, reconheceu que a cidade de Arraial do Cabo também faz parte da zona principal de produção do petróleo. Com isso a cidade passará a receber quase R$4 milhões mensais o que revitalizará o orçamento do município. Espera-se que a prefeitura, sabendo dos problemas graves da cidade, corrija rapidamente o precisar ser consertado. Se usar bem o dinheiro a cidade irá melhorar para a população e para os turistas. É preciso ter consciência...

Trem-bala a caminho
06/04/2011 - O Plenário da Câmara, em Brasília, aprovou ontem à noite uma Medida Provisória, que dá a União autorização para garantir um empréstimo de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao consórcio que vai construir o Trem-Bala, nome popular do Trem de Alta Velocidade (TAV). O percurso previsto, de 511 quilômetros, para a linha é a ligação das cidades de Campinas (SP) e Rio de Janeiro, passando pela cidade da São Paulo. A previsão do leilão para o empreendimento é para 29 de abril, mas o governo já estuda seu adiamento. Nem tudo é tão veloz assim...
Tecnologia de ponta
05/04/2011 - A tecnologia está avançando em benefício dos motoristas de tal maneira que a Toyota criou um sistema para impedir que o condutor durma ao volante. Uma câmera registra e analisa os movimentos da pálpebra do motorista e avalia o grau da atenção. Um software detecta quando os olhos fecham por um tempo considerado prolongado e emite alertas sonoros e visuais (luzes de emergência) para acordar o condutor. Além desse sistema existe também o que freia o veículo, o que estaciona e por ai vai... Daqui a alguns anos não haverá mais motoristas... Leia mais aqui

Lapa limpa
04/04/2011 - A Lapa está voltando a ser a Lapa...
Neste fim de semana a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) realizou a operação Choque de Ordem Lapa Legal  com apoio de guardas municipais. O resultado foi a multa em 60 veículos e o reboque de outros 12 por estacionamento irregular. Foram apreendidas ainda 13 latas de cerveja e 1 garrafa de água com vendedores ambulantes não autorizados. A proposta é garantir mais organização, segurança ao bairro. É bom ver a Lapa cheia e limpa...

Liberdade liberdade
01/04/2011 - O blogueiro Ricardo Gama, que foi alvejado com 2 tiros na cabeça e um no peito, recebeu alta ontem. É bom saber que a pena (agora digital) continua mais forte que a espada. A ditadura velada da informação não pode tentar reprimir a quem tem o compromisso com a verdade. Espera-se é que a polícia conduza com lisura as investigações e que prenda o culpado, quer seja ele quem for. Bem vindo Ricardo